Time Brasil BRB realiza primeiro treino para duelo contra Grécia pela Copa Davis

Partidas acontecem neste sábado e domingo, em Atenas

Atenas (Grécia) – O Time Brasil BRB já está se preparando para enfrentar a Grécia pela Copa Davis. Nesta terça-feira (09), a equipe brasileira realizou os primeiros treinos no O.A.K.A. Spyros Louis, em Atenas, palco do confronto válido pelo Grupo Mundial I. As partidas acontecem neste sábado (13), às 12h00 (horário de Brasília), e no domingo (14), às 11h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Cazé TV.

Participaram dos treinos João Fonseca (número 42 da ATP), Thiago Wild (#146) e Matheus Pucinelli (#282), além dos duplista Rafael Matos (número 49 do ranking de duplas da ATP) e Marcelo Melo (#52), além dos sparrings Pedro Chabalgoity e Gustavo Albieri. 

Para o número 1 do Brasil, João Fonseca, o entrosamento da equipe pode ser fator chave no confronto. "Treino muito bom hoje, estamos bem entrosados e unidos, isso é fundamental. Tenho certeza que teremos uma ótima semana e chegaremos preparados para o confronto", ressaltou Fonseca.

Para o capitão do Time Brasil BRB, Jaime Oncins, a expectativa é muito boa para o confronto. “Primeiro dia de treino e a expectativa sempre é grande para saber como estão as condições, e deu para ver que a quadra está bem lenta, então estamos esperando pontos longos nos jogos. Todos treinaram bem hoje, mesmo sendo o primeiro dia de adaptação. Tenho certeza que todos estarão bem preparados nos dias dos confrontos." afirmou Oncins.

Na história, o Time Brasil BRB e a Grécia se enfrentaram em apenas uma oportunidade, na Copa Davis de 1963. O Time Brasil BRB, representado por José-Edison Mandarino e Ronald Barnes, derrotou os gregos por 3 a 2. No primeiro confronto, Mandarino levou a melhor sobre Nikolaos Kalyvas, vencendo por 6/1, 9/7 e 6/1. Na segunda partida, Barnes derrotou Nicky Kalogeropoulos de virada, com parciais de 4/6, 6/0, 7/5 e 6/2. No 3º e 4º confronto os gregos acabaram levando a melhor e no 5º e decisivo jogo, Mandarino derrotou Nicky Kalogeropoulos por 6/1, 6/1 e 6/3.

 

O Time Brasil BRB

João Fonseca

Com apenas 19 anos e ocupando a 42ª posição no ranking da ATP, João fará sua quarta participação na Copa Davis. O jovem tenista carioca aparece como uma das grandes promessas do tênis mundial, com atuações marcantes como a vitória sobre o número 9 do mundo, Andrey Rublev, no Australian Open. No ano passado, conquistou o ATP Challenger 75 de Lexington, nos Estados Unidos, o primeiro título de sua carreira. Ainda em 2024, fez história ao se tornar o primeiro sul-americano a conquistar o título do Next Gen ATP Finals, igualando o feito do italiano Jannik Sinner e do espanhol Carlos Alcaraz de atletas mais jovens a conquistar o torneio. João começou a temporada de 2025 com o pé direito, faturando o ATP Challenger 125 de Camberra, o ATP 250 de Buenos Aires, o maior de sua carreira até então, o Challenger 175 de Phoenix, além de ser presença confirmada nos principais torneios do circuito.

Thiago Wild

Segundo brasileiro mais bem ranqueado individualmente na 146ª posição, o paranaense de 25 anos chega a sua 9ª convocação para a Copa Davis. Em sua carreira, possui nove títulos, sendo cinco deles ATP Challenger, dois M15, um M25 e o Chile Open de 2020, quando derrotou o norueguês Casper Ruud na final. Em 2023, chegou à terceira rodada de Roland Garros, após superar o número 2 do mundo, Daniil Medvedev.

Matheus Pucinelli

Atualmente ocupando a 282ª posição no ranking da ATP, o campinense de 24 anos se prepara para sua quinta participação na Copa Davis. Ao longo de sua carreira, Matheus acumula cinco títulos: um ATP Challenger 50, conquistado no Chile em 2023, além de dois torneios de categoria M25 e outros dois de categoria M15.

Rafael Matos

Atual 49° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho de 29 anos chega a sua 8ª convocação para a Copa Davis. Na carreira, possui nove conquistas de ATP 250, sendo a mais recente em Winston-Salem ao lado de Marcelo Melo no final de agosto, dois ATP 500, além do do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani. É o atual bicampeão do Rio Open, conquistando o torneio no início de 2025 também ao lado de Marcelo Melo e em 2024, atuando junto do colombiano Nicolás Barrientos.

Marcelo Melo

Atual 52º no ranking de duplas da ATP, o mineiro de 41 anos defende o Brasil na Copa Davis desde 2008 e chega a sua 27ª convocação. Na carreira, é recordista brasileiro em número de títulos, com 40 conquistas, sendo dois Grand Slam - Roland Garros (2015) e Wimbledon (2017) e nove Masters 1000, além de 12 ATP 500 e 17 ATP 250, o último ainda no final de agosto ao lado de Rafael Matos. Único tenista do país na história a ser número 1 do mundo em duplas. Atualmente tem atuado ao lado de Rafael Matos.

  André Gemmer/CBT