Espírito Santo será a casa da 11ª Copa das Federações de Beach Tennis em 2026

Pela primeira vez na história, o maior encontro de Beach Tennis do Mundo desembarca na região Sudeste

Florianópolis (SC) - A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou oficialmente, neste sexta-feira (12), que o Espírito Santo será a sede da 11ª edição da Copa das Federações de Beach Tennis, em 2026. Após o enorme sucesso da edição de 2025, realizada em Fortaleza (CE) e que reuniu mais de 2.500 atletas, o torneio chega pela primeira vez ao Sudeste, consolidando a expansão e a força crescente da modalidade em todo o país.

O Estado capixaba, reconhecido por suas belezas naturais e tradição no Tênis, Beach Tennis e Tênis em cadeira de rodas, receberá milhares de atletas de todas as 27 unidades federativas do Brasil, além de equipes técnicas, dirigentes, familiares e público apaixonado pelo Beach Tennis. A competição, que já se estabeleceu como uma das maiores do mundo da modalidade, promete movimentar o estado e gerar impacto significativo no turismo, na economia e no desenvolvimento esportivo da região.

A edição de 2026 seguirá o modelo que consagrou o evento nos últimos anos, com integração entre federações, diversidade esportiva, alto nível competitivo, tudo isso em uma grande celebração do Beach Tennis brasileiro. Mais uma vez, serão disputadas 11 categorias, reunindo desde atletas de base até veteranos.

Com a escolha do Espírito Santo, a Copa das Federações chega a sua primeira edição no Sudeste após passagens marcantes pelo Sul (Santa Catarina) e Nordeste (Ceará). A decisão destaca a estratégia da CBT de democratizar o acesso à modalidade, fortalecer federações estaduais e levar grandes eventos a novos centros esportivos do país.

O presidente da CBT, Alexandre Farias, destacou a importância estratégica da escolha do Espírito Santo e o papel das sedes rotativas no desenvolvimento nacional da modalidade. "A definição pela realização da Copa das Federações de Beach Tennis no Estado do Espírito Santo reforça o nosso compromisso com a descentralização e o fortalecimento do Beach Tennis em todo o país. A rotatividade de sedes é salutar e necessária para que diferentes estados tenham a oportunidade de vivenciar e sediar grandes eventos do calendário nacional do Beach Tennis Brasil. Aproveitamos para registrar nosso agradecimento ao Estado do Ceará, que realizou a Copa das Federações com excelência por três anos consecutivos, demonstrando organização, engajamento e grande capacidade de entrega. Esse histórico positivo foi fundamental para o crescimento do evento. Levar a competição para o Espírito Santo amplia horizontes, estimula novas praças esportivas e fortalece ainda mais o Beach Tennis brasileiro, mantendo o espírito de união, desenvolvimento e integração entre as federações estaduais." Comentou Farias.

O presidente da Federação Espírito-Santense de Tênis, José Roberto Rangel, celebrou a escolha do Espírito Santo e destacou a importância histórica da chegada da competição ao Sudeste. "É com imensa honra e enorme entusiasmo que recebemos a notícia de que o Espírito Santo, por meio da Federação Espírito-Santense de Tênis, será, em 2026, a sede da Copa das Federações de Beach Tennis, o maior evento de beach tennis do mundo. Já estamos ansiosos para receber atletas e visitantes de todo o país. Agradecemos imensamente à CBT pela confiança depositada em nossa capacidade de realizar um evento memorável para o esporte brasileiro." Afirmou Rangel.

Em 2025, a Copa das Federações consolidou-se como um marco na modalidade, reunindo mais de 10 mil pessoas por dia no Aterro da Praia de Iracema e quebrando o recorde de inscritos, com 2.500 atletas. Com ambiente vibrante, estrutura grandiosa e ampla repercussão nacional, o evento reforçou a posição do Brasil como potência mundial no Beach Tennis.